AÇÃO SOCIAL

Base Aérea de Salvador doa mechas de cabelos naturais a pacientes oncológicos

Campanha “Unidas Somos Mais Fortes” contou com apoio de militares e civis, em apoio à instituição `Obras Sociais Irmã Dulce`
Publicada em: 19/04/2023 21:45
Imprimir
Fonte: BASV, por Tenente Pérsia
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Gabrielle Varela - Revisão: Capitão Alcoforado

A Base Aérea de Salvador (BASV) entregou, no dia 10/04, mechas de cabelos doadas às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e também lançou a Campanha “Unidas Somos Mais Fortes”.

A ação motivou militares e civis a doarem mechas dos seus cabelos a mulheres que passam por tratamento de câncer, incentivando atitudes de empatia e demonstrando a importância da união feminina. Essa foi a primeira campanha realizada com este objetivo na Organização Militar (OM).

O mês de abril foi escolhido para fazer a doação, por apresentar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo, o câncer, também conhecido como neoplasia.

A Chefe da Célula de Laboratório do Grupo de Saúde de Salvador (GSAU-SV), Tenente Farmacêutica Luciana Queiroz Sandes, disse se sentir realizada com a possibilidade de ajudar outras mulheres. “Quando surgiu a campanha, senti um enorme desejo de participar e, em questão de dias, eu já estava com o cabelo nos ombros e o coração transbordando de alegria ao entregar a mecha retirada para doação. Acredito fortemente que o sentido da vida está em amar ao próximo como a nós mesmos. Dessa forma, não poderia desperdiçar a oportunidade de fazer outra mulher sorrir. E, como dizia Gandhi, quem não vive para servir, não serve para viver", enfatizou a Oficial.

A cabeleireira Priscila Silva participou da ação, levando uma equipe de profissionais para atender a campanha. Já a cabeleireira Kaline reprogramou a agenda de trabalho para participar da iniciativa. “Separar este momento para estar aqui participando desta ação é o mínimo que posso fazer, através do meu trabalho, para que as mulheres se sintam mais belas em um momento tão frágil,” ressaltou.

A Chefe da Seção de Comunicação Social da BASV, Tenente Relações Públicas Lina Pérsia de Souza Andrade, foi a idealizadora da campanha e uma das representantes da OM na ação.

A Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, sobrinha da Santa Dulce dos Pobres, Maria Rita Pontes, recepcionou as Oficiais. “Nossa eterna gratidão por esta ação solidária e pela iniciativa, que demonstra o amor, carinho, afeto e confiança da Base Aérea de Salvador nas nossas obras”, ressaltou.

O Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira, destacou a relevância da ação proposta. "A campanha não poderia ser melhor representada: mulheres da BASV demonstrando empatia e cuidado com outras, em situação fragilizada. A Força Aérea Brasileira orgulha-se das suas militares por ações como essa. É um privilégio fazer parte disso e poder contar com as Obras Sociais Irmã Dulce para materializar a boa intenção”, enfatizou.    

Fotos: Alan Cunha / OSID